Segue o Zarolho no Facebook





terça-feira, 13 de agosto de 2013

Que trazeis nesse saco de carvão? São pedras, senhor. São pedras.

Como todos sabemos, Verão significa calor, férias, praia, cerveja a rodos, bikinis, filas à saída da praia, mosquitos, escaldões e... churrascadas!!! 
Duvido que haja alguém que não goste de uma bela churrascada no fim de um dia de praia, regada com litros de caipirinha, de preferência em casa de um familiar ou amigo. Não é por nada, é que dá menos trabalho e fica muito mais em conta, especialmente para aqueles que, para além de nem sobremesa levarem, ainda têm o desplante de dizer "Deves ter o frigorífico avariado. Se meteres uma couves na cerveja, já temos sopa...".
Ora, um dos enigmas que me tem apoquentado nos últimos tempos está precisamente relacionado com as churrascadas. Os sacos de carvão trazem pedras dentro. Sim. Pedras, pedrinhas, pedregulhos e calhaus.
Já dei milhões de voltas à cabeça e não consigo entender a utilidade nem a presença de pedras dentro dos sacos do carvão, se bem que já deram um jeitão a um amigo meu que mora numa vivenda. Um dia estava ele a churrascar e usou duas dessas pedras para afugentar um gato mais afoito que se aproximava perigosamente do grelhador, com ar de quem queria dar às salsichas um destino igual àquele que o meu vizinho tinha idealizado. Comê-las. Os protectores dos animais podem estar descansados. O meu vizinho tem uma pontaria tão boa para acertar em gatos, como Passos Coelho para acertar em Ministros competentes.
Depois de ir eliminando possibilidades, cheguei a uma conclusão, que me pareceu a mais óbvia: as pedras só podem ser para construir uma churrasqueira! 
Os produtores de carvão só podem ter decidido oferecer uma churrasqueira às peças aos clientes, ao estilo daquelas colecções "Planeta deAgostini", em que um gajo vai comprando uma peça por semana para ir montando pacientemente, mas que nunca se chega a concluir.
Portanto, as pedras só podem ser as entregas iniciais de uma fabulosa churrasqueira e atendendo ao número de pedras que já tenho, estou a prever que daqui por duas semanas termine a entrega das pedras e o carvão comece a trazer pequenos sacos de cimento para a começar a construir a minha nova churrasqueira...



"Pedras nos sacos de carvão? Guardo-as todas!
- Um dia vou construir uma churrasqueira!"


Ilustração:
Jorge Brito Drawings