Segue o Zarolho no Facebook





sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sobre Cavaco e Mandela - o seu a seu dono

Todos sabem, se não sabem, ficam a saber, que eu não nutro especial carinho pela figura de Cavaco Silva, por motivos que não são para aqui chamados, mas que a nossa História recente relata fielmente. No entanto, até porque procuro ser diferente dele, sou a favor da verdade histórica e do esclarecimento dos factos.

Corre pelas redes sociais e por alguma imprensa, uma história que diz que Cavaco Silva votou contra, em 1987, contra a libertação incondicional de Nelson Mandela. Falso. 

O que acontece aqui, como noutras ocasiões, é que uma mentira contada mil vezes passa a ser verdade e criou-se o mito de que Cavaco Silva votou contra a libertação de Mandela.

A Resolução da ONU que votou a libertação de Mandela foi a A/RES/42/23G e podem encontrar AQUI a votação completa e a lista com o voto, favorável ou desfavorável, de cada país membro da ONU. 

Nesta votação em concreto, votaram apenas contra os EUA , liderado por Ronald Regan, e o seu fiel aliado, o Reino Unido, comandado por Margaret "Iron Lady" Thatcher.
Cavaco Silva não é flor que se cheire, mas não é com calúnias que as pessoas de bem combatem este tipo de gente.

Fica o esclarecimento.